Hábitos que você deve largar agora se deseja viver mais!

pessoasmadurasAlguns hábitos de vida devem ser evitados se você quer viver muito e com qualidade. Não importa se você tem 20, 40 ou 70 anos, há inúmeras atitudes que você pode tomar se deseja viver mais tempo. Além dessas, existem também ações que você NÃO deve fazer. Alguns hábitos podem prejudicar imensamente sua qualidade de vida e impactar de forma muito negativa a longevidade. Não importa sua idade, esses costumes devem ser sempre evitados. Confira algumas dicas para ter longevidade:

1) EVITE COMIDAS PROCESSADAS

Nos últimos 30 anos, a maior parte da população tem incluído em sua dieta o consumo de comidas processadas. Esse hábito faz com que os níveis de sódio, gordura saturada e açúcar aumentem. O resultado é mais doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer e diabetes. Faça um favor ao seu corpo e coma comidas saudáveis, feitas em casa e que contenham calorias ricas em nutrientes e fibras.

2)PARE DE FUMAR

Alguns estudos sugerem que fumar pode “roubar” até 10 anos da sua vida. Mantenha em mente que não apenas você, mas também seus familiares e as pessoas de seu convívio irão ser beneficiadas se você deixar o cigarro.

3) ELIMINE O SEDENTARISMO

Um estudo publicado em 2011 descobriu que 15 minutos de exercício diário com intensidade moderada podem acrescentar até três anos de vida aos indivíduos. O mesmo serve para pessoas obesas e com doenças cardiovasculares. Os resultados também indicaram que, ao se exercitar por 30 minutos, o acréscimo alcançado era de até quatro anos.

4) NÃO SEJA RANCOROSO

Quando você está estressado ou nervoso, os níveis de cortisol aumentam no sangue, causando danos ao seu coração, metabolismo e sistema imunológico. Além disso, taxas altas desse hormônio já foram associadas ao aumento de mortalidade em diversos estudos. Aprender a perdoar é difícil, mas seu corpo ficará imensamente grato.

5) SEJA SOCIÁVEL

Relações sociais saudáveis são excelentes aliados na busca pela longevidade. Do outro lado, relações negativas podem colocá-lo em um estado mental ruim e aumentar os riscos de depressão e até mesmo de ataque do coração. Conversar com as pessoas, compartilhar experiências e contar com o apoio de amigos pode fazer com que os momentos difíceis da sua vida sejam muito mais suportáveis.

6) PEQUENAS MUDANÇAS CONTAM (MUITO!)

Quando for mudar hábitos em sua vida, não foque-se apenas em mudanças radicais. Elas podem ser inspiradoras, mas também desmotivá-lo em longo prazo. Procure fazer mudanças pequenas e arrisque passos maiores na medida em que alcançar seus objetivos. Por exemplo, se sua meta é comer de forma mais saudável, não vire vegetariano de uma hora para outra, faça lanches naturais ao invés de comer hambúrgueres e mude sua dieta aos poucos, para que ela possa se adaptar a sua rotina.

7) ABANDONE O MEDO E A NEGAÇÃO

Ser uma pessoa consciente pode ser uma das principais características que você deve desenvolver se deseja viver mais. Pessoas conscientes não têm medo de fazer mudanças porque sabem que estas irão trazer conseqüências positivas para suas vidas. Indivíduos assim não costumam procrastinar ou negar situações, mas enfrentam seus defeitos e adversidades de forma genuína e transformadora.

8) DURMA DE VERDADE

Uma boa noite de sono pode ajudá-lo a combater o estresse, doenças do coração e a depressão. Dormir pouco (menos de 6 horas) ou muito (mais de 9 horas) pode colocar as pessoas em risco de morte, de acordo com estudos epidemiológicos.

9) NÃO SEJA ESTRESSADO

Da mesma forma como a raiva e o rancor, o estresse pode ter impactos enormes em seu tempo de vida. Ao reduzir o estresse, você aumenta a qualidade de vida e a saúde a longo-prazo.

10) PARE DE CULPAR SEUS GENES

Avós e antepassados que viverão até ou mais que os 90 anos não são um indicativo factual de que você irá viver tanto tempo também. Estudos sugerem que seus genes podem ser responsáveis por até um terço de seu potencial de longevidade. Fatores externos como exercícios, dieta, ambiente em que você vive, níveis de estresse, exposição a toxinas, entre outros têm um impacto significativo em quanto tempo você irá viver.

 

FONTE:http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/11/922704/10-dicas-viver-mais.html

Deixe um comentário

1 Comentário em "Hábitos que você deve largar agora se deseja viver mais!"

Notificar-me de
avatar
Tipos:   Mais novos | Mais velhos | Mais votados
Francisca Alves Xavier
Visitante

Amei todas as dicas de como viver melhor!

wpDiscuz